DESCUBRA POR QUE VOCÊ DEVE CONSUMIR SUPLEMENTOS DE CÁLCIO

 

ENTENDA QUAIS SÃO OS REAIS BENEFÍCIOS DOS SUPLEMENTOS DE CÁLCIO PARA SUA SAÚDE. VEJA QUAL É O TIPO DE CÁLCIO MAIS INDICADO E QUAIS RESULTADOS ESPERAR DELE.

 

Como você já deve saber, o cálcio é fundamental para manter os ossos fortes e saudáveis, bem como para prevenir doenças como a osteoporose e a osteopenia.

Mas talvez você não saiba que as pessoas tem muita dificuldade para consumir cálcio suficiente por meio da alimentação.

E é por isso que tanta gente consome suplementos de cálcio regularmente, já que eles são uma forma conveniente e prática de atingir suas necessidades diárias deste mineral.

Aqui vale ressaltar que não são apenas os ossos que se beneficiam dos suplementos de cálcio, já que ele traz uma série de outras melhorias para o corpo, como veremos adiante.

 

Os Suplementos de Cálcio

As pessoas utilizam o cálcio de forma medicinal desde meados do século 19, quando seus benefícios passaram a ser reconhecidos pela ciência.

Desde então muitas pesquisas vêm sendo feitas sobre o cálcio, principalmente sobre seu uso de forma terapêutica.

E embora o interesse pelo consumo do cálcio aumente a cada ano, uma recente discussão científica foi travada a respeito da melhor fonte de cálcio para suplementação.

No princípio, as pessoas consumiam o cloreto de cálcio como fonte de cálcio, que era bastante salgado e provocava indigestão.

Logo o cloreto de cálcio foi substituído pelo carbonato de cálcio (extraído de ostras, conchas e corais), e posteriormente este último foi deixado de lado pelo carbonato de cálcio, originário de rochas e fontes sintéticas.

Nos últimos anos, entretanto, a grande tendência tornou-se o uso de cálcio de origem vegetal (100% orgânico).

Isso porque o cálcio vegetal provou-se altamente absorvível e mais bem digerido pelo nosso corpo, além de não apresentar os indesejados efeitos colaterais do cálcio mineral e sintético.

 

Quem deve tomar um suplemento de cálcio?

Como afirmamos anteriormente, obter todo o cálcio de que seu corpo precisa somente pela alimentação não é tarefa fácil.

Logo, os suplementos de cálcio são uma boa opção para quem tem dificuldade de atingir a ingestão mínima diária.

De modo geral, você pode se beneficiar da suplementação em diversas ocasiões. Vamos a elas:

 

1 – Se você sofre de osteopenia ou osteoporose

Pessoas com osteopenia ou osteoporose têm ossos com densidade muito menor do que o necessário para se viver uma vida saudável.

A osteopenia é uma condição intermediária, na qual os ossos começam a ficar porosos e perder resistência de forma acelerada. Já e osteoporose é uma doença mais grave, e pode tornar os ossos tão frágeis que se quebram com o menor impacto.

Como o cálcio é fundamental para o fortalecimento ósseo, a suplementação é bastante indicada para quem precisa reduzir a perda de massa óssea e aumentar sua densidade.

Especialmente se, além do cálcio, o suplemento reunir os outros 12 nutrientes fundamentais para a regeneração óssea (falaremos deles mais à frente).

 

2 – Se você quer prevenir a osteopenia ou a osteoporose

A partir dos 40 anos, especialmente nas mulheres, o corpo começa a perder mais massa óssea do que é capaz de criar, gerando uma perda óssea gradual. Com o tempo, isso pode levar à osteopenia e à osteoporose.

Mas com o consumo adequado do cálcio e de outros nutrientes necessários para a formação dos ossos, é possível desenvolver uma reserva de massa óssea, que vai ajudar muito quando seu corpo reduzir o ritmo de reposição óssea.

 

3 – Quem toma medicamentos que causam perda de massa óssea

Você sabia que diversos remédios tarja preta possuem efeitos colaterais que contribuem para o enfraquecimento ósseo?

É evidente que você não deve parar de tomá-los por causa disso, mas é importante conversar com seu médico para saber se o remédio que você toma pode enfraquecer os ossos.

Se a resposta for sim, é vital consumir um suplemento de cálcio para compensar.

 

4 – Quem tem intolerância à lactose ou não consome laticínios

Os laticínios são fontes muito ricas de cálcio.

Por isso, se você não os consome regularmente por conta de sua dieta, a suplementação vai ajudá-lo a consumir sua dose diária de cálcio.

 

5 – Quem segue uma dieta vegana

Aqui é importante destacar que não é impossível consumir a quantidade diária necessária de cálcio seguindo uma dieta vegana.

Contudo, se você não tiver um acompanhamento nutricional corre o risco de ficar em defasagem. Nesse caso, a suplementação é fundamental.

 

6 – Quem tem problemas digestivos

Problemas gástricos e intestinais (como doença celíaca, síndrome do intestino irritável e outras) podem impedir seu corpo de absorver não apenas o cálcio, mas muitos outros nutrientes corretamente.

Por isso, é importante que você suplemente caso tenha problemas digestivos.

 

Benefícios do Cálcio

Se você está cogitando tomar um suplemento de cálcio, provavelmente está pensando em fortalecer seus ossos. Mas a verdade é que o cálcio traz uma série de benefícios para a saúde de modo geral.

Veja só alguns:

Equilibra a pressão sanguínea
Reduz o risco de câncer colorretal
Combate pedras nos rins
Promove o emagrecimento
Alivia sintomas de tensão pré-menstrual
Promove dentes saudáveis

Como você vê, o cálcio é muito mais do que só o nutriente dos ossos. Se quiser saber mais, veja nosso artigo completo sobre Benefícios do Cálcio.

Tipos de Suplemento de Cálcio

Há vários tipos de suplementos de cálcio no mercado para você escolher. Eles costumam ser produzidos com fontes de cálcio de diferentes origens e por isso costumam variar muito na eficiência e resultados sem efeitos colaterais.

Os compostos mais comuns são :

cálcio vegetal ou orgânico (normalmente de algas)
carbonato de cálcio
citrato de cálcio
gluconato de cálcio

A maioria dos suplementos comuns, encontrados em farmácia, usa cálcio derivado de rochas. Isso mesmo. O carbonato de cálcio, citrato de cálcio e a maioria dos compostos usados são extraídos de rochas como mármore e calcário.

O corpo não reconhece esse cálcio como um alimento, e muito pouco dele acaba sendo utilizado nos ossos. Esse tipo de cálcio não é tão eficiente quanto o cálcio orgânico, vindo de origem vegetal. Iremos falar sobre ele mais adiante.

Suplementos de fórmula completa

Uma das principais razões para as pessoas usarem um suplemento de cálcio é fortalecer os ossos do corpo. Mas nem todos os suplementos são igualmente eficazes.

O cálcio, com certeza, é um nutriente fundamental para quem quer ter ossos fortes. Mas o que muita gente não sabe, há outros nutrientes obrigatórios para a saúde dos ossos. Atualmente há alguns suplementos que trazem também vitamina D ou magnésio (outros dois importantes nutrientes para nossos ossos), além do cálcio. Mas somente esses três nutrientes não são o suficiente…

A verdade é que nosso corpo precisa de 13 minerais, além de duas vitaminas, para produzir ossos fortes.

São eles:

cálcio
magnésio
boro
cobre
manganês
silício
níquel
selênio
estrôncio
fósforo
potássio
vanádio
zinco

E as vitaminas:

vitamina D
vitamina K2

Para um suplemento de cálcio ser verdadeiramente completo (ao menos para quem quer fortalecer os ossos), ele precisa fornecer todos os nutrientes listados acima. Mas a maioria dos suplementos encontrados no mercado não os inclui.

A importância das vitaminas D e K2

Essas duas vitaminas são fundamentais para que seu corpo use bem o cálcio do suplemento e possa fortalecer seus ossos. Vamos ver direito como eles funcionam.

Vitamina D – A vitamina D, mais especificamente a vitamina D3 (que as pesquisas indicam serem a forma superior de vitamina D), ajuda o organismo a absorver cálcio. Sem a vitamina D, nosso corpo absorve somente 10-15% do cálcio que consumimos, seja ele na forma de alimento ou suplemento.

Vitamina K2 – A vitamina K2 ativa duas proteínas chamadas osteocalcina e MGP (matrix GLA protein). A osteocalcina direciona o cálcio para onde nosso corpo precisa dele, ou seja, os ossos e os dentes. A MGP, por sua vez, evita que o cálcio se deposite nas artérias, coração e tecidos moles. Essas duas proteínas são fundamentais para o bom uso do cálcio no nosso organismo.

Isso significa que não basta apenas consumir bastante cálcio. Sem a vitamina D, você só vai absorver um pequena fração dele. E consumir cálcio demais sem vitamina K2 pode ser perigoso, além de inútil, já que sem a K2 seu corpo não consegue levá-lo para os ossos, e o excesso de cálcio pode acabar calcificando e endurecendo suas artérias.

O fato aqui é que os suplementos de cálcio são seguros e benéficos, desde que você os consuma com a vitamina D e a K2. Por isso, é importante que você escolha um suplemento que no mínimo tenha cálcio e as vitaminas D e K2. Mas o ideal mesmo é um suplemento que forneça os 13 minerais fundamentais para os ossos mais as vitaminas D e K2.

Como escolher um suplemento de cálcio

Agora vamos ver como escolher qual o cálcio ideal para você.

Quanto cálcio ele fornece?

Algumas pessoas acham que quanto mais cálcio um suplemento oferece, melhor ele é. Mas não é esse o caso.

O cálcio vegetal, de algas calcáreas, por exemplo, é muito mais capturado e utilizado pelo corpo que o cálcio de rochas. Você pode consumir um pouco de cálcio de algas marinhas e ainda assim seu corpo vai aproveitá-lo muito mais do que se você tivesse consumido 3 vezes mais cálcio vindo de rochas.

Além disso, é preciso haver outros nutrientes para que o cálcio seja usado pelo corpo, conforme já informamos. Por isso, não é preciso se focar muito na quantidade de cálcio que o suplemento fornece. A qualidade é mais importante que a quantidade, neste caso.

Ele causa efeitos colaterais?

É importante comprar um suplemento que não cause desconforto nem efeitos colaterais indesejados. Há dois principais efeitos colaterais que um suplemento de cálcio pode causar: prisão de ventre e dores estomacais.

E há duas causas para esses efeitos colaterais:

1 – Cálcio demais

É possível consumir cálcio demais e ele pode causar efeitos indesejados, especialmente o desconforto estomacal. Esse é um problema comum para quem consome suplementos de cálcio à base de rochas. Como ele não é tão eficiente quanto o cálcio vegetal, normalmente as pessoas precisam consumir uma quantidade maior dele, e é aí que começam os problemas.

O ideal é optar pelo cálcio vegetal, de algas marinhas, que já vem pré-digerido e é facilmente absorvível pelo corpo. Dessa forma, você não precisa consumir uma grande quantidade de suplemento nem vai sofrer com efeitos colaterais.

2 – Insuficiência de magnésio

O magnésio, além de ser um dos 13 minerais essenciais para a formação dos ossos, atua em conjunto com o cálcio em diversos processos do nosso organismo. Se você consumir cálcio demais e magnésio de menos, terá um desequilíbrio no corpo que vai levar a diversos efeitos colaterais ruins, entre eles a prisão de ventre.

Por isso, procure um suplemento de cálcio que tenha magnésio em sua composição.

Ele fornece mais que apenas cálcio?

Lembre-se, cálcio é fundamental para os ossos, mas ele é apenas uma peça do quebra-cabeças.

Seus ossos precisam de 13 minerais mais duas vitaminas (D e K2) para se manterem fortes e saudáveis. Por isso, o ideal é que seu suplemento de cálcio forneça tudo isso em uma única cápsula.

Ele comprovadamente aumenta a densidade óssea?

O mais importante é saber se o suplemento vai dar resultados. Para a maioria das pessoas, o importante é encontrar um suplemento de cálcio que interrompa a perda de massa óssea e aumente a densidade dos ossos do corpo, mandando para longe o fantasma da osteoporose e osteopenia.

Como saber se um suplemento de cálcio vai trazer esses resultados? A melhor forma é descobrir se há comprovação científica confirmando a eficácia da composição do suplemento.

As pesquisas atuais mostram que os suplementos de cálcio à base de rocha podem reduzir o ritmo de enfraquecimento dos ossos, mas não é capaz de estancá-lo. Somente uma composição se mostrou eficiente para gerar ganho de massa óssea.

Veja mais sobre ele abaixo.

O único suplemento de cálcio que comprovadamente aumenta a densidade óssea

Este suplemento de cálcio é o Osteocaps Total. Ele vem com cálcio de algas marinhas e mais vitamina D3 e vitamina K2.

O que torna o Osteocaps Total tão eficaz é o fato de ele usar um tipo de alga marinha muito especial, o Lithothamnion sp.

Recentemente, os suplementos de cálcio vegetal vêm tomando o lugar dos tradicionais suplementos de cálcio rochoso ou mineral. E o cálcio de algas marinhas vem se mostrando especialmente poderoso. Esse cálcio é altamente biodisponível, pré-digerido e não causa efeitos colaterais.

Além disso, a alga Lithothamnion é uma alga calcárea riquíssima em minerais. Ela contém os 13 minerais essenciais para a boa formação dos ossos, em proporções muito similares às do corpo humano, além de dezenas de outros minerais (73 no total!).

E o Osteocaps Total é um suplemento à base de Lithothamnion. Além disso, ele é enriquecido com vitamina D3 e K2 para garantir o máximo de resultado.

Ou seja, o Osteocaps é um produto que cumpre todos os requisitos para ser o seu suplemento de cálcio definitivo.

Quando você consome Osteocaps Total, está consumindo mais que um suplemento de cálcio, e sim um pacote completo de fortalecimento dos ossos, com resultados confirmados pela ciência!

Os resultados podem variar de pessoa para pessoa e todos testemunhos, apesar de reais e gentilmente enviados por usuários do Osteocaps Total®, não representam resultados típicos. Nenhuma informação desta página substitui uma consulta médica. É expressamente proibida a cópia ou reprodução das imagens e textos presentes neste site, ficando os infratores sujeitos às penalidades cabíveis.

SAC: (11) 99344-0901 (Whatsapp)
EMAIL: [email protected]